sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Por que é difícil ser você mesma?

Gisela Rao12/06/2012

A resposta é simples: porque temos mania de agradar aos outros. Bom, não é bem mania, está mais para uma crença de que se não formos como o outro quer não seremos aceitas. Sim, a humanidade inteira quer ser aceita, quer pertencer a um grupo ou a alguém. Somos mamíferos e não gostamos mesmo de ficar sozinhos, mas será que não estamos pagando um preço alto demais?

Quando deixamos de ser nós mesmas, enfraquecemos nossa estrutura interna e ficamos como uma folha de outono no vento, pra lá e pra cá. Cada um que aparece nos muda mais um pouquinho, ou melhor: permitimos que nos mude. Aí, chega uma hora em que já não sabemos mais quem somos ou o que queremos. Apenas vamos concordando com tudo e todos por medo de “perder”. Mas é exatamente dessa forma que perdemos a nós mesmas, e aí já viu...

A boa notícia é que não existe força maior do que a gente se assumir como é, de se apresentar ao mundo com um conteúdo substancioso, com uma autoestima fortalecida. Aliás, não há nada mais afrodisíaco para um homem do que uma autoestima fortalecida. 

Uma vez eu tive um namorado que disse: “Você fez tudo ‘errado’ no começo do namoro, mas eu gostei mesmo assim”. Sim, é óbvio, quem quiser gostar de nós é pelo que somos, e não pelo que fingimos ser. 

Ninguém aguenta muito tempo um disfarce, nem um cenário, nem uma opinião-bolha-de-sabão que estoura com qualquer ventinho.

Se você quer agradar aos outros, um superconselho: comece agradando a si mesma. 



Gisela Rao é jornalista, escritora e editora de conteúdo do site Atmosfera Feminina. 

Nenhum comentário: