sexta-feira, 17 de agosto de 2012


Como você está lidando com suas emoções

Gisela Rao27/07/2012
Lidar com emoçõesEssa semana assisti, na internet, a um trailer de um documentário sobre emoções. Lá dizia que a felicidade está nas relações humanas. Então, eu pensei: como pode algo trazer felicidade e infelicidade ao mesmo tempo? Sim, porque um amigo jovem se separou da namorada e ficou arrasado. Uma “amiga” que nos trai acaba com a gente por uns dias. Um pai que nos deprecia nos faz um grande mal.

Então, como podemos depender dessa pororoca de emoções para sermos felizes?
Mas eu nem vou me ater a essa tecla da felicidade que, por sinal, tem significados bem diversos no dicionário: bem-estar, sucesso, boa sorte e por aí vai… Eu queria mesmo é falar que tenho visto pessoas processando mal suas emoções. 

E me pergunto por que não estamos mais processando as coisas como fazíamos antigamente? É coisa demais? É tempo de menos? São valores errados demais? Valores que nos estruturam de menos? Quando eu tinha 15 anos e a gente desmanchava um namoro, ficava uns dias comendo menos, ouvia uns discos do Bee Gees e – pronto! – a coisa toda se processava. Por que hoje tudo se complicou tanto?
Talvez esteja na hora de percebermos que a felicidade não está nas relações humanas, e sim na relação que estabelecemos com nós mesmas. Sim, na relação que você estabelece consigo mesma.
Terapia, ioga, grupos de ajuda, meditação, dança, filantropia, música, silêncio na praça, escrever diário, encontrar as amigas etc.
É esse mergulho intensivo dentro de nós mesmas que liga a tomada dos nossos “multiprocessa-dores” internos.

Vai, coragem, “mergulhe-se”!
.
Gisela Rao
Gisela Rao é jornalista, escritora e editora de conteúdo do site Atmosfera Feminina. 

Nenhum comentário: