sexta-feira, 18 de maio de 2012


Musculação para emagrecer – Mitos e verdades

Vou começar pelo mais clássico e comum dos erros, você começa o seu treinamento na academia e acha que a melhor forma de perder peso é andar 20 km na esteira e fazer 40 minutos de bike. Bom, na realidade qualquer atividade física é válida para queimar as gordurinhas porém você pode aproveitar melhor os resultados tendo em mente algumas coisas que vou explicar nesta matéria.
Primeiramente o que é perder peso? Perder peso é basicamente reduzir a gordura corporal, e usamos uma medida muito eficiente para isso, o BF (Body Fat), quando dizendo que você está com um BF de 20% estamos falando que você tem 20% de gordura corporal.
Agora imagina o seguinte fato, você tem 100 quilos e 20% de BF, isso que dizer que 20% do seu peso é somente gordura, ou seja, existem 20 quilos de gordura alojada no corpo. Você começa a malhar e ganha massa muscular e seu peso continua em 100 quilos porém o seu BF cai para 15%. Será que esta pessoa perdeu peso ou continuou na mesma? Quem disse que perdeu peso (mesmo continuando com 100 quilos) está certo, acompanhe a explicação.
Musculação para emgrecer - Use os Pesos ao seu favor
Antes a pessoa tinha 100 quilos (ao total) e 20 quilos de pura gordura (BF 20%), malhou bastante e continuou com os mesmos 100 quilos mas com um BF de 15%, agora este indivíduo tem 15 quilos de gordura corporal. Já que perder peso é reduzir a gordura do corpo essa pessoa emagreceu, antes ela tinha 20 quilos de gordura e agora 15 quilos, mesmo estando com o mesmo peso na balança.
Essa história toda foi para desmentir o maior mito das academias, musculação não emagrece e as vezes faz ganhar peso. Vocês não imaginam o quanto é frequente acompanhar nas academias pessoas reclamando que não estão diminuindo o peso na balança ou até mesmo estão ganhando peso, mas elas não reparam que suas medidas estão sendo reduzidas. Afinal de contas, quem quer perder peso  não deseja fazer recordes na balança e sim desfilar com o corpo um corpo perfeito, então a dica é, esqueça um pouco os ponteiro.




Já indo embora achei esta matéria bem interessante....

2 comentários:

D. Cris disse...

Ótima matéria. Gostei muito.

Bjus e um lindo final de semana pra ti.

Anônimo disse...

Oi Helga! :-) Ótima matéria!!!
No ínício é sempre assim por conta do ganho muscular. Depois a balança começa a descer: é só ter persistência. :-)
Bom sabadão!!!
Carla Pancha