terça-feira, 15 de maio de 2012


Germinando o Corpo desejado
Para emagrecer é preciso saber plantar feijão

Calma! Você deve estar confuso(a). Perfeitamente válido, o seu estado de incompreensão. Deve estar pensando... Qual a relação entre emagrecer e plantar feijão? Parece que não existe, mas até o final da nossa conversa, tenho certeza de que vai incorporar a mensagem de forma lúdica, prazerosa e eficaz. A relação é total e vamos descobrir juntos, que essa relação amplia-se por toda nossa experiência como ser humano.

Então... vamos arregaçar as mangas, acessar nossa dimensão agrícola e conectá-la com nosso corpo desejado. Relaxe os músculos da testa. Percebo seu estado de apreensão e interrogação. Você não precisa franzir a sua testa para mergulhar no processo de germinação. Abra-se ao novo! Lembre-se que o seu corpo desejado permanece a maior parte do tempo no invólucro da dúvida. Para concretizá-lo é preciso auto permissão para o novo e para a crença de que é possível mudar a forma.

Vem comigo! Convido você a dar um passeio nas memórias infantis. Lembra daquela época em que sua professora do ensino fundamental solicitou uma tarefa simples de observação? Ela pediu que deitasse alguns grãos de feijão sobre um punhado de algodão, umedecendo gentilmente a cada 3 dias. Essa pode ter sido sua primeira experiência agrícola. Em geral, as crianças adoram desenvolver essa tarefa, pois desperta o sentido do cuidado e da criação. Como foi para você? Quais as sensações vivenciadas? De que forma construiu seu relatório de observação? Qual o feedback recebido? Sua experiência foi positiva ou não? Ok! Em meio às lembranças, o que mais nos interessa nesse exato momento, é re-significar a observação. Naquele tempo a ansiedade infantil pode ter gerado diferentes reações. Hoje, temos maturação suficiente para atualizar nossas reações diante do processo de germinação.

Germinar é dar vida e forma. Para tal, é preciso desenvolver habilidades sutis tais como, generosidade, paciência e acolhimento. Naquele tempo, como criança, era preciso a orientação de um adulto como sinalizador de que muita coisa aconteceria antes que o caule rompesse o nível do algodão.

Exatamente por esse motivo, ouso dizer... Para emagrecer é preciso saber plantar feijão. Assim como a professora nos orientou, o corpo também precisa de tempo para germinar. Esse tempo diz respeito a um acompanhamento generoso do rompimento da forma inicial e o enraizamento das mudanças necessárias. O feijão rompe sua casca e o corpo convoca o rompimento de nossos medos e dúvidas. O feijão espera o processo silencioso até que a primeira raiz minúscula surja por debaixo da terra/algodão. O corpo convoca a paciência de uma mudança interna capaz de sustentar todo o processo que ainda estar por vir. É preciso enraizar a subjetividade para receber a concretização visível e objetiva do corpo desejado. Caso contrário, corremos o risco de desabrochar nosso corpo/planta sem raiz e, portanto, sem sustentação.

O corpo desejado, em geral, é a visualização da forma final de um projeto a ser desenvolvido. Porém, como todo projeto, temos como prioridade seguir etapas e ao vencê-las uma a uma, garantimos a sua execução.  É preciso planejar o caminho a seguir e gentilmente acolher o período de encubação para que a germinação aconteça.

Tenha paciência com o seu corpo. Invista e acredite na mudança interna como enraizamento e germinação do seu corpo desejado. Não se deixe levar pela frustração do invisível aos olhos. Veja com o coração. A sensação de leveza, mesmo antes de a balança acusar quilos a menos, confirma a eficácia do projeto. Não desista! Persista! A mudança começa assim e quando rompe a superfície, traz a força da raiz que sustenta e mantém o resultado alcançado – o seu corpo desejado.


Laura Cavalcanti - Psicóloga

gostei muito deste texto...principalmente a parte que diz...tenha paciÊncia com seu corpo...
Então vamos lá...trabalhar passinho a passinho...
UM DIA DE CADA VEZ!!!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Noossa, adorei a comparação.
Somente agora que comecei minha reeducação alimentar é que consegui manter uma planta viva no vaso... kkk
Desde 2007, quando casei tentei ter planta em casa e nunca conseguia.
Agora que presto mais atenção em mim consegui ter uma orquídea em casa.
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Helga!

Que texto lindo!
O que me chamou atenção também foi o trecho "tenha paciência com seu corpo"... Às vezes não entendemos que cada corpo funciona de um jeito e que cada pessoa tem um tempo diferente das outras para que os resultados comecem a aparecer.

Estou te seguindo.
Beijo